sábado, 9 de agosto de 2008

TRAGO A MADEIRA NO CORAÇÃO


























Trago a Madeira no meu coração.
Não posso iniciar de outra maneira a forma de exprimir o quanto gostei de passar 5 dias nesta ilha maravilhosa. São 23:26 horas e estamos no mar alto de regresso a Portimão.Iniciamos esta viagem à uma semana atrás num cruzeiro em Portimão, no qual também pode trazer veículo próprio. Foi espectacular iniciar de dia a viagem e após algumas horas o alto mar é dono da paisagem onde se vê o azul da água, e ao olhar o horizonte por vezes se avista junto ao navio tartarugas a brindar-nos com a sua presença. Chega a hora do por do sol e é de uma beleza rara ao longe a pequena bola avermelhada a esconder-se no horizonte como que a dizer até amanhã.No novo dia que nasce pelas 6 da manhã, lá está ele de novo a espreitar ao fundo com a projecção solar nas águas do Oceano. É simplesmente lindo.
É chegada a hora de avistar Porto Santo e a Madeira ao fundo como se grandes rochedos brotassem das águas Oceânicas.Mas entretanto antes de aportar no Funchal segue-nos ao lado do navio os Golfinhos, e mais a frente um Tubarão como que a dar-nos as boas vindas ao Arquipélago.
Chegados ao Funchal, começo por observar uma Cidade bem diferente de a 25 anos quando estive por estas paragens pela 1ª vez. Cidade maravilhosa, com muita vida. Muita luz, alegre, e organizada a meu ver. Basta que se observem os transportes, como por exemplo o teleférico da Cidade não só.
Durante os dias seguintes percorri toda a costa, e foi deslumbrante verificar as praias existentes com areias vindas de outras paragens, já que a Ilha não tem areia.Mesmo aquelas que só tem pedra é digno de se ver como construíram pontões para proteger as praias do Mar. Algumas com piscinas mesmo junto ao mar.
Sou eu uma pessoa que "vasculha" tudo quanto são paisagens interessantes, mas julgo ainda não ter visto ainda nada semelhante.Bem sei que existem outros locais que ainda não conheço, mas digo que estou pasmado com esta Ilha que faz parte de Portugal.
O Curral das Freiras que é bem lá em baixo para quem olha do lado de cima da Serra que é de cortar a respiração quando se olha a pique. E quando se chega lá a baixo depois de dar umas grandes voltas para lá chegar. E de lá olha-se cá para cima e perguntamos como é possível à nossa volta tanta Serra e tão alta. E a própria aldeia do Curral das freiras é linda.
E então se subirmos ao Pico do Areeiro!. Ainda antes de lá chegar olhamos as nuvens que estão por baixo de nós no horizonte com os efeitos magníficos que a Natureza nos gratifica. Chegado então um pouco mais acima ao Pico, outros Picos de outras Serras vizinhas se avistam aí mais uma vêz, de novo com paisagens que não consigo transcrever. Ainda por cima com passeios pedestres marcados entre picos com caminhos feitos pelas organizações pedestres. Claro que tivemos que efectuar uma parte desse passeio com caminhos bem estreitos e bem lá em cima. Tive pena de não poder ir até ao Pico Ruivo.É a única coisa que lamento não ter feito na totalidade. Noutro dia fomos até ao centro da Ilha, ou seja o único planalto existente. Estacionamos o carro na outra ponta, e lá fomos fazer 17 klm. por veredas e caminhos estreitos junto a levadas, e eis que de repente uma grande encosta da Serra se avista e nós tão pequenos cá em baixo avistamos 25 nascentes de água ao lado umas das outras mas em vês de ser lá no alto é a cerca de 3 ou 4 metros do chão quando normalmente são lá em cima da encosta que brota a água. É de chegar ao local, sentar, e olhar como é possível tal coisa "fabricada" pela Natureza.
Este texto já está a ir muito longe o qual não é habito meu, mas não posso deixar de comentar também os Túneis em toda a Ilha seja por onde for. Túneis que alguns deles tem 3.500 metros. Parece que um rato andou a roer a Ilha e estão feitos em locais que seria impensável fazer quanto a mim. É da minha parte um grande orgulho saber que numa região Portuguesa se tenha feito tamanhas obras. Assim como outras por toda a Ilha.
Poderia comentar muito mais mas julgo que as fotos aqui colocadas e no outro blogue completam o resto que tenho para dizer. Assim digo vivamente. VISITEM a MADEIRA. Também é Portugal, e ainda bem que temos uma Ilha assim.Vale a pena.
Agora são 00:47 horas, vou terminar o meu comentário, e antes da deita ainda vou ao terraço do navio para olhar o Mar a minha volta como que despedida de mais este dia maravilhoso para de novo pela manhã por volta das 6 horas olhar o nascer do Sol.


Algures no mar alto entre o Funchal e Portimão ás 00:58 horas,do dia 3 de Agosto de 2008

Nenhum comentário: