quinta-feira, 17 de julho de 2008

4 DIAS.323 KM. ENTRE TROIA E LAGOS DE BICICLETA

















Sinto-me maravilhado com a minha ultima aventura.Sei que nem toda a gente se sente motivado, ou com energias para efectuar durante 5 dias um passeio de bicicleta entre Troia e Lagos. Foram 323 klm. efectivos na totalidade com 4 etapas. O 1º dia entre Troia e Porto Covo, com a distância de 95 klm. O 2º dia entre Porto Covo e Zambujeira do Mar com a distância de 75 klm. O 3º dia entre Zambujeira do Mar e o concelho de Odeceixe, mais precisamente o parque de campismo do Serrão com a distância de 54 klm. E por fim este mesmo parque e Lagos que distam 100 klm precisamente.
Objectivo deste evento foi conhecer a Costa Alentejana o mais possível e por locais onde mais dificil será ir de automóvel. Concluo que as praias alentejanas a meu ver são mais apeteciveis até que as Algarvias. Pelo seu acesso. Pela sua beleza natural, e até sem grandes vilas ou cidades a volta, exceptuando um caso ou outro. Mas que locais tão apeteciveis que são, com suas arribas, com sua grande diversidade de rochas desenhadas de variados efeitos naturais e até de cores que se vão mudificando até de poucos em poucos metros e encrostadas umas rochas contra as outras. Julgo que só vendo se consegue dar valor a esta beleza tão natural.
Mas de todos os locais por onde passei fiquei deslumbrado com o Cabo Sardão. Cabo este também com vários efeitos rochosos muitas vezes até parecendo que a rocha se está a inclinar. Ao mesmo tempo verificamos ninhos de cegonhas em plena rocha junto ao mar, mas em autentico precipício. Mas ainda não é o precipício que mais impressiona, mas sim o facto das cegonhas escolherem este local junto ao mar, pois que normalmente costumam escolher o interior do Alentejo e das Beiras devido ao clima mais quente. Mas neste local estão em autentica costa Atlantica com o frio que dela provem em várias alturas do ano como se sabe.
Claro que fazer 323 klm de bicicleta por toda a costa não será acessivel para muita gente porque adquire uma certa preparação contínua semanal. Mas pelo menos recomendo vivamente que visitem este local entre o Cabo Sardão e a Zambujeira do Mar. São paisagens deslumbrantes. Simplesmente. digo. Ali se pode dizer que a Natureza é perfeita. Senão veja-se as fotos ao lado publicadas e as outras fotos no meu outro blogue.
Imaginem as bikes com 2 malas carregadas de alimentos e roupa com o objectivo também de pernoitar nos parques de campismo. Eram uns quilozitos a mais. A noite depois de armar a tenda lá iamos jantar e de seguida até um bar para provar mais umas bjecas já que de dia era só agua fruta, sandes e não só. No ultimo dia lá chegamos a zona da serra onde aí tinha mais subidas quase constantes. Mas não foi problema. Não posso deixar de sentir um pouco de orgulho, com a idade de 53 anos consegui este objectivo muito tranquilamente e sem qualquer problema fisico. Antes de iniciar este feito ponderava se o conseguia efectuar na totalidade. Devo dizer que foi das melhores aventuras que realizei. Gostava mesmo de expor tudo o que vi, mas talvez seja maçador convidando antes a verem as fotos que publico e aconselho a visitarem toda a Costa como já disse. Como suponho ser dificil este feito ciclistico na maioria das pessoas aconselho a visitarem Porto Covo e a sua construção tipica Alentejana, e a Zambujeira do Mar. E também as seguintes praias.
Praia do Malhão. Praia da Amália (Amália Rodrigues, o qual onde possuía casa.)Praia do Almograve. Praia do Tonel.Praia de Odeceixe.Praia do vale dos homens.Praia da amoreira. Praia da Carrapateira.
Não irão dar o tempo como perdido.