quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

VENEZA , milão, turim e aosta nos alpes










Fiz uma escapadinha de 10 dias a Itália, na semana da Páscoa que jamais esquecerei pelo que vi e aprendi. De Veneza, em especial, julgo não haver igual neste Mundo. Imaginando haver uma grande cidade inserida em ilha, onde os prédios existem no meio dos canais e ruelas. Muito estreitas tipo labirinto, onde qualquer pessoa se perde mesmo se não tomar atenção as poucas placas existentes, indicativas dos principais locais de interesse. Os prédios de 3 ou 4 pisos, que por trás dispõem de portas de acesso as lanchas. Pelo outro lado, o acesso ao beco ou ruela bem estreita, tipo Óbidos. Canais bem estreitos e bem curvados como se fosse uma rua normal. E com respeito ao valor cultural e arquitectónico é simplesmente grandioso. A catedral de S. Marco, é algo de deslumbrante. O interior práticamente todo ele com pinturas em azulejo, trabalhado a ouro. Muitas igrejas por aquelas ruelas , mas todas com um interior e exterior completamente diferentes das existentes no nosso País. Ou seja. As igrejas em Itália são autenticas obras de arte. Fiz questão de entrar em todas por onde passava. Não admira ser o País dos grandes pintores como Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, tintoreto e outros bem famosos. Não me admira agora que quase todas as obras que temos a partir do Séculos xv tem quase todas as assinaturas de autores Italianos. Como por exemplo o Palácio de Mafra, o Mosteiro da Batalha e outros. Verifiquei em Milão uma igreja em que entramos e olhando ao fundo vemos um altar com uma profundidade considerável. Mas à medida que nos vamos aproximando verificamos que o mesmo altar vai diminuindo. Ou seja, é um altar só com uma parede por trás, mas a pintura que tem em 3 dimensões dá a ideia de profundidade. E tem cerca 700 anos. Não tenho espaço para referir o que vi referente a arte. Também é importante a catedral Duomo de Milão, e a baixa de Turim o qual podemos, comparar a Praça do Comércio a toda a baixa em Turim, imaginando-se todas as avenidas de Lisboa com as arcadas, por imensos quilómetros, com vias paralelas.
Tive também a oportunidade de me deslocar a aos Alpes. Precisamente a cidade de Aosta, o qual tinha uma paisagem maravilhosa com os picos da serra com neve.
No fundo mais uns dias onde tive oportunidade de conhecer novas pessoas e ao mesmo tempo verificar que nós Portugueses não somos assim tão maus. E não tão desorganizados assim como se diz. Concluí até que somos um pouco mais afáveis e educados que os Italianos. Fiquei com um pouco mais de orgulho em nós. Concluí que é um País muito rico em arte, daí a força do turismo. A valer a pena visitar. ITÁLIA
(mais fotos em www.fotosdeouro.blogspot.com)