quarta-feira, 15 de outubro de 2025

AÇORES. AS ILHAS MARAVILHOSAS


 TRAGO OS AÇORES NO CORAÇÃO

 

Pico. Montanha e Piquinho na hora do por do sol 

VIAGEM A ILHA TERCEIRA. São Miguel, Pico & Faial.

Após a minha terceira viagem aos Açores, precisamente à ilha Terceira, depois de já ter visitado São Miguel, pico e Faial em anos anteriores, já posso concluir que as ilhas são algo de magnífico pela beleza que possuem.
A natureza e o verde visível por todo lado. E nos pontos mais altos na grande maioria avistam-se os arbustos, as Urzes, as vezes com cores diversas consoante a época dando uma beleza e um perfume enorme ao circular entre Elas. Depois, nesses locais, mais altos em que normalmente Elas habitam a paisagem é de cortar a respiração, em especial na ilha do Pico, no maciço central surgindo mais ao lado a própria montanha do Pico, e na hora do por do sol, as imagens naturais, essas, são inesquecíveis, e ainda mais se a sorte do tempo deixar que as nuvens estejam por baixo de nós, ou seja abaixo do maciço central. E o vulcão dos Capelinhos no extremo da ilha do Faial? Onde a ilha cresceu e todo aquele local. A cor acinzentada de poeira vulcânica. No local, o antigo farol que antes da erupção estava na ponta e hoje mais no interior, com 2 pisos soterrados pela lava vulcânica. As várias lagoas oriundas das formações vulcânicas. Faial ilha pequena mas com a cidade da Horta também interessante, pequena, mas linda vendo-se mais a este o Pico e a sua montanha ás vezes com as nuvens a tocar o ponto alto, dando uma paisagem de encanto, única e inesquecível.
Em São Miguel, a lagoa da furnas e as fumarolas, e os "buracos" onde são colocados as panelas para o cozido dos restaurantes através das fumarolas que brotam do interior da terra. Ao fim de algumas horas é servido nos próprios restaurantes. E as restantes lagoas entre as quais a do Congro, mais isolada, mas muito verde sempre á sua volta, e descer até ao fim e observar os arbustos e folhas e flores saindo do fundo, ao cimo da água em toda a sua volta, ao mesmo tempo ouvindo os pássaros, é inesquecível. Depois seguindo para a lagoa das 7 cidades com a vista magnífica desde o miradouro! Depois, circular á volta pelo ponto mais alto das paredes do vulcão, olhando á direita, a lagoa e aldeia 7 cidades que lhe deu o nome. Á esquerda, a costa e o mar oceânico. São sempre paisagens deslumbrantes ao qual nos transmite algo de tão belo com os vários miradouros subjacentes que ajudam a uma perspetiva melhor sobre tais lagoas e aldeias. As estradas circulares em quase todas as ilhas passando pelas principais localidades dando-nos uma melhor perspectiva sobre esses mesmos locais e populações. A gastronomia variada em cada ilha, de certa forma relacionada com a carne e o peixe em abundância visível em qualquer parte das mesmas. E as cidades???. Ainda não conhecendo todas, e embora diferentes, mas a Horta, Ponta Delgada, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, esta última, mesmo com dificuldade na minha decisão, mas talvez a que mais me impressionou pela positiva. Não muito grande, mas muito bem integrada naquele vale, virada para o mar, com o Monte Brasil mais ao lado, entrando águas adentro, no oceano, dando lugar a uma paisagem magnífica. Nas Construções, habitação, a sua beleza de arquitetura. As cores bem vivas, na maioria das casas, dando uma grande beleza á cidade e até mesmo fora dela, utilizando o mesmo estilo, dando uma aparência diferente até nos contornos das janelas, portas e telhados.
Os vários "impérios" atribuídos a pequenas "casas", que são capelas, onde no interior tem o altar e alguns bancos. Cores diferentes nas suas pinturas. Em quase todas as aldeias possuem um destes impérios. Angra é uma Cidade bem organizada e linda, utilizando os passeios com calçada em pedra típica portuguesa mas com desenhos magníficos diferentes na calçada em relação ao continente.
Fiz um resumo geral sobre o que conheci e gostei sobre as 4 ilhas que conheci. Gostei imenso. Por várias paragens que já estive tenho os Açores como uma "prenda" da natureza, pela simplicidade das pessoas e das próprias ilhas onde se pode viver calmamente quase sem perturbação sonora e luz noturna não muito intensa, o ideal para descansar, observar os astros, a natureza, e tudo o resto ao redor respirando ar puro de braços abertos olhando o horizonte. Quem quiser vale a pena fazer umas férias cá dentro...nos Açores antes de um qualquer lugar no estrangeiro. Quem apreciar uma vida ou ambiente de grande cidade, de confusão e centros de negócio não aconselho que faça esta viagem. ALI A CALMA ANDA PELO AR, AO NOSSO LADO QU NOS TRANSMITE ESSE PRAZER DE VIVER A VIDA...COM CALMA!

JGJ
(texto escrito em viagem no avião)



Faial .Vulcão dos Capelinhos.


 

Pico. O nascer do sol na Piedade.



                                                                Pico. Aldeia de Cachorro


São Miguel. Lagoa do Congro


São Miguel. Lagoa do Congro


São Miguel. Fumarolas vulcânicas. Abaixo destes pequenos montes de terra estão as panelas com o cozido para depois serem servidos nos restaurantes.



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

O "2" DE MIRANDA DO DOURO. A lenda.

Quem visita a cidade de Miranda do Douro, certamente que para além de admirar a bela Cidade Transmontana, não deixa de observar o Rio Douro e as suas escarpas rochosas também tão belas que será impossível não tirar uma ou várias fotos, mas quem não souber levará na foto o numero "2" que está gravado na escarpa em frente que passará quase despercebido. Um numero tão perfeito, que parece um numero de computador, ou digital. Fixando bem em frente lá está Ele, gravado, talvez desde a existência daquele rochedo, rodeado á volta de uma cor verde que será uma erva tipo musgo.               

  -Ali, naquele lugar me sento no banco em frente e olho o numero tão perfeito, e reflito durante algum tempo, a perfeição da Natureza, essa que no fundo até fala comigo, no meu interior oculto, deduzindo e sentido algo inexplicável de perfeição e de bem estar. Continuando a olhar em frente durante algum tempo...largos minutos, me faz pensar, como ás vezes o imaginário do Homem faz destruir outras tamanhas belezas Naturais. Porque sentir ao vivo tamanha, ou tamanhas belezas naturais é como sentir que damos valor á vida, aos outros, e ás coisas.

JGJ

-Para saber a lenda carrega no link abaixo porque continuamos a ver as imagens do local contadas por voz numa das 2 linguas do nosso belo País... O MIRANDÊS!

https://www.youtube.com/watch?v=505S7cfUpwI.