TRAGO OS AÇORES NO CORAÇÃO
VIAGEM A ILHA TERCEIRA. São Miguel, Pico & Faial.
Após a minha terceira viagem aos Açores, precisamente à ilha Terceira, depois de já ter visitado São Miguel, pico e Faial em anos anteriores, já posso concluir que as ilhas são algo de magnífico pela beleza que possuem.
A natureza e o verde visível por todo lado. E nos pontos mais altos na grande maioria avistam-se os arbustos, as Urzes, as vezes com cores diversas consoante a época dando uma beleza e um perfume enorme ao circular entre Elas. Depois, nesses locais, mais altos em que normalmente Elas habitam a paisagem é de cortar a respiração, em especial na ilha do Pico, no maciço central surgindo mais ao lado a própria montanha do Pico, e na hora do por do sol, as imagens naturais, essas, são inesquecíveis, e ainda mais se a sorte do tempo deixar que as nuvens estejam por baixo de nós, ou seja abaixo do maciço central. E o vulcão dos Capelinhos no extremo da ilha do Faial? Onde a ilha cresceu e todo aquele local. A cor acinzentada de poeira vulcânica. No local, o antigo farol que antes da erupção estava na ponta e hoje mais no interior, com 2 pisos soterrados pela lava vulcânica. As várias lagoas oriundas das formações vulcânicas. Faial ilha pequena mas com a cidade da Horta também interessante, pequena, mas linda vendo-se mais a este o Pico e a sua montanha ás vezes com as nuvens a tocar o ponto alto, dando uma paisagem de encanto, única e inesquecível.
Em São Miguel, a lagoa da furnas e as fumarolas, e os "buracos" onde são colocados as panelas para o cozido dos restaurantes através das fumarolas que brotam do interior da terra. Ao fim de algumas horas é servido nos próprios restaurantes. E as restantes lagoas entre as quais a do Congro, mais isolada, mas muito verde sempre á sua volta, e descer até ao fim e observar os arbustos e folhas e flores saindo do fundo, ao cimo da água em toda a sua volta, ao mesmo tempo ouvindo os pássaros, é inesquecível. Depois seguindo para a lagoa das 7 cidades com a vista magnífica desde o miradouro! Depois, circular á volta pelo ponto mais alto das paredes do vulcão, olhando á direita, a lagoa e aldeia 7 cidades que lhe deu o nome. Á esquerda, a costa e o mar oceânico. São sempre paisagens deslumbrantes ao qual nos transmite algo de tão belo com os vários miradouros subjacentes que ajudam a uma perspetiva melhor sobre tais lagoas e aldeias. As estradas circulares em quase todas as ilhas passando pelas principais localidades dando-nos uma melhor perspectiva sobre esses mesmos locais e populações. A gastronomia variada em cada ilha, de certa forma relacionada com a carne e o peixe em abundância visível em qualquer parte das mesmas. E as cidades???. Ainda não conhecendo todas, e embora diferentes, mas a Horta, Ponta Delgada, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, esta última, mesmo com dificuldade na minha decisão, mas talvez a que mais me impressionou pela positiva. Não muito grande, mas muito bem integrada naquele vale, virada para o mar, com o Monte Brasil mais ao lado, entrando águas adentro, no oceano, dando lugar a uma paisagem magnífica. Nas Construções, habitação, a sua beleza de arquitetura. As cores bem vivas, na maioria das casas, dando uma grande beleza á cidade e até mesmo fora dela, utilizando o mesmo estilo, dando uma aparência diferente até nos contornos das janelas, portas e telhados.
Os vários "impérios" atribuídos a pequenas "casas", que são capelas, onde no interior tem o altar e alguns bancos. Cores diferentes nas suas pinturas. Em quase todas as aldeias possuem um destes impérios. Angra é uma Cidade bem organizada e linda, utilizando os passeios com calçada em pedra típica portuguesa mas com desenhos magníficos diferentes na calçada em relação ao continente.
Fiz um resumo geral sobre o que conheci e gostei sobre as 4 ilhas que conheci. Gostei imenso. Por várias paragens que já estive tenho os Açores como uma "prenda" da natureza, pela simplicidade das pessoas e das próprias ilhas onde se pode viver calmamente quase sem perturbação sonora e luz noturna não muito intensa, o ideal para descansar, observar os astros, a natureza, e tudo o resto ao redor respirando ar puro de braços abertos olhando o horizonte. Quem quiser vale a pena fazer umas férias cá dentro...nos Açores antes de um qualquer lugar no estrangeiro. Quem apreciar uma vida ou ambiente de grande cidade, de confusão e centros de negócio não aconselho que faça esta viagem. ALI A CALMA ANDA PELO AR, AO NOSSO LADO QU NOS TRANSMITE ESSE PRAZER DE VIVER A VIDA...COM CALMA!
JGJ
(texto escrito em viagem no avião)
Pico. O nascer do sol na Piedade.
Pico. Aldeia de Cachorro
São Miguel. Lagoa do Congro
São Miguel. Lagoa do Congro
Nenhum comentário:
Postar um comentário